No último dia 29 de junho, a ASFAMAS realizou o encontro do Conselho Técnico de Saneamento (CTS), com o tema “Perdas de Água e Infraestrutura do Saneamento”. O objetivo foi fomentar a cooperação técnica e institucional entre vários agentes da cadeia produtiva, orientados à universalização do saneamento.

Mais de 70 pessoas participaram do webinar que contou com a presença de Luana Siewert Pretto, CEO Instituto Instituto Trata BrasilPercy Soares Neto, Diretor Executivo ABCON SINDCONMeunim Oliveira Jr., Gerente do Departamento de Planejamento Integrado da Diretoria Metropolitana da Sabesp e Orestes Gonçalves, professor da Escola Politécnica da USP.

Segundo a diretora de relações institucionais e governamentais da ASFAMASLuciana Oriqui, a água é um recurso natural, porém finito, e essencial para a manutenção da vida em nosso planeta. Diminuir o inadmissível índice de perdas de água em nosso país é fundamental para combatermos a escassez hídrica.

“Juntos, em uma cadeia de valor sólida e sustentável, podemos levar o Brasil à universalização do saneamento básico, afinal como muito bem diz Jennifer Moltwantwa, CEO da Water Research Comission, da África do Sul: “ESGOTO É DIGNIDADE E ÁGUA É VIDA”, comenta Oriqui.

Para Pedro Taves, presidente da ASFAMAS, o CTS é uma maneira de compartilhar conhecimentos técnicos e deixar o diálogo mais robusto acerca dos assuntos relacionados à perda de água e saneamento básico com os diversos níveis da cadeia produtiva.

“A ASFAMAS, enquanto associação dos principais fabricantes de materiais para sistemas hidráulicos de saneamento e predial, contou com representantes de indústrias, BNDES, INMETRO, SINPROQUIM, ABIMAQ, ABCON, concessionárias públicas e privadas, entre outros.

O tema do evento, Perdas de Água, tem bastante sinergia como uma das missões principais da nossa associação que é a melhoria dos indicadores de conformidade e qualidade de materiais.”, enfatiza o executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *