No último dia 29 de junho, a ASFAMAS realizou o encontro do Conselho Técnico de Saneamento (CTS), com o tema “Perdas de Água e Infraestrutura do Saneamento”. O objetivo foi fomentar a cooperação técnica e institucional entre vários agentes da cadeia produtiva, orientados à universalização do saneamento.
Mais de 70 pessoas participaram do webinar que contou com a presença de Luana Siewert Pretto, CEO Instituto Instituto Trata Brasil, Percy Soares Neto, Diretor Executivo ABCON SINDCON, Meunim Oliveira Jr., Gerente do Departamento de Planejamento Integrado da Diretoria Metropolitana da Sabesp e Orestes Gonçalves, professor da Escola Politécnica da USP.
Segundo a diretora de relações institucionais e governamentais da ASFAMAS, Luciana Oriqui, a água é um recurso natural, porém finito, e essencial para a manutenção da vida em nosso planeta. Diminuir o inadmissível índice de perdas de água em nosso país é fundamental para combatermos a escassez hídrica.
“Juntos, em uma cadeia de valor sólida e sustentável, podemos levar o Brasil à universalização do saneamento básico, afinal como muito bem diz Jennifer Moltwantwa, CEO da Water Research Comission, da África do Sul: “ESGOTO É DIGNIDADE E ÁGUA É VIDA”, comenta Oriqui.
Para Pedro Taves, presidente da ASFAMAS, o CTS é uma maneira de compartilhar conhecimentos técnicos e deixar o diálogo mais robusto acerca dos assuntos relacionados à perda de água e saneamento básico com os diversos níveis da cadeia produtiva.
“A ASFAMAS, enquanto associação dos principais fabricantes de materiais para sistemas hidráulicos de saneamento e predial, contou com representantes de indústrias, BNDES, INMETRO, SINPROQUIM, ABIMAQ, ABCON, concessionárias públicas e privadas, entre outros.
O tema do evento, Perdas de Água, tem bastante sinergia como uma das missões principais da nossa associação que é a melhoria dos indicadores de conformidade e qualidade de materiais.”, enfatiza o executivo.